Está sabendo do movimento para que o Instagram pare de “copiar” o TikTok e voltar a ser a rede social de fotos?
O movimento começou nos Estados Unidos, mas já está ganhando força pelo mundo. Alguns criadores de conteúdo se sentiram incomodados com as atualizações do Instagram, que o deixam cada vez mais parecido com o TikTok.
Vamos lá para tentar entender.
O Instagram
A rede social que surgiu em 2010 era focada em fotos quadradas e para IOS em um primeiro momento.
Mas evoluiu ao longo dos anos, foi liberada para Android e virou a queridinha dos amantes de rede social, e logo foi comprada pelo Facebook.
De apenas publicações de fotos, liberou também vídeo de 3 a 15 segundos, e em 2013 anúncios já eram feitos na plataforma.
Em 2015 veio o primeiro concorrente, o Snapchat, e o Instagram tratou logo de criar os stories.
Depois disso, veio o IGTV, recurso de lives, hashtags, marcações de locais, filtros e o destaque.
Acabou ai? Não.
Chegou o Tiktok e o Instagram criou o reels.
O duelo
O que vemos é uma mudança no Instagram, principalmente para “brigar” com os concorrentes, e neste momento o duelo está entre ele e o Tiktok.
Porém, cada app tem sua proposta e o Tiktok é forte no entretenimento, com vídeo de 15 a 60 segundos, principalmente para o público jovem.
Além disso, os usuários que produzem conteúdo no Tiktok e tem mais de 10 mil seguidores, podem ser remunerados de patrocínios, venda de produtos próprios e marketing de afiliados.
Mas vamos abrir um parêntese aqui: “enquanto o Tiktok se tornou um concorrente para o Instagram, o Tiktok tem como concorrente apps como o Kwai”.
E você quer o Instagram de volta as origens?
É mais #teamInstagram ou #teamTiktok?