Se você é proprietário de um empresa ou um funcionário comprometido com a sua organização, deve se preocupar constantemente com a concorrência. A competição no mundo dos negócio é algo tão feroz, que pode fazer você perder o sono.
Mas talvez você esteja olhando a concorrência de forma errada.
Nós somos consumidores, certo? E como consumidores sempre estamos em busca dos melhores produtos e serviços, e esperando um atendimento por parte das empresas que supere a nossa expectativa, não é?
Então somos nos consumidores que ditamos o ritmo da concorrência, as empresas simplesmente tentam se adaptar as nossas exigências.
Quando você muda a forma de olhar para a concorrência, ela se torna algo bom. É a concorrência que nos obriga a cuidar melhor de nossos clientes, oferecendo produtos e serviços de qualidade e a dar-lhes a atenção devida.
Observe, mas não se distraia com a competição
Você deve observar o que o seu concorrente está fazendo, mas não deve ficar obcecado por isso. Lembre-se, o seu negócio ainda é o seu negócio. Não é porque o concorrente está fazendo, que você também deve fazer. É preciso saber filtrar o certo e errado, e as reais necessidades dos consumidores.
A chave é analisar de forma realista, e usar a inteligência e o conhecimento sobre o seu negócio para tomar as decisões. Essa perspectiva pode ajudar na criatividade para suas campanhas de marketing digital.
Mantenha o curso de sua visão
Se você processar a informação sobre seus concorrente de forma errada, poderá tomar decisões quem irão impactar em uma experiência ruim. Mas se a partir desta análise, você começar a se questionar sobre suas próprias atividades e sobre o que deve ou não fazer, daí sim estará no caminho certo.
Nunca deixe de lado a visão, missão e valores de sua empresa. Copiar a estratégia da concorrência, não é um bom caminho a seguir. Lembre-se porque iniciou o negócio, qual a razão e seus objetivos. Apenas olhe com cuidado o que acredita que é válido que a concorrência está fazendo, e melhore seu negócio.
A maneira correta de tirar proveito da análise competitiva é usá-la como combustível para a produtividade e melhoria nos serviço, e para reforçar a sua estratégia de marketing e proposta de venda.
Dados da concorrência que valem a pena conhecer
Alguns dados da concorrência valem a pena conhecer e analisar. Por exemplo, conhecer a tendência da classificação das palavras-chave permite otimizar melhor seu site e conquistar mais tráfego.
Aqui estão algumas outras áreas para analisar seus concorrente:
Links: verifique se seus concorrentes estão obtendo links de alta qualidade, se sim, isso pode fazer com que eles tenham classificações melhores nos site de busca, como Google. Tire ideias dessa estratégia e melhore o trafego do seu site.
Conteúdo atualizado: além da qualidade do conteúdo postado, é relevante que este esteja sempre atualizado. Veja qual a periodicidade que seu concorrente faz postagens. Isso vale para mídias sociais e blog.
Reputação na Mídias Sociais: como seus concorrentes são visto pelos consumidores? Como está a presença online dele? A reputação online é uma ativo fixo preciso para as empresas.
Conversão: você sabe o quanto o site do seu cliente converte? Este é não um dado fácil para se descobrir, por isso, tente ter o seu site como base, comparando suas estratégias de marketing digital e da concorrência.
Remarketing e Display: Não basta apenas visualizar o site da concorrência, você precisa monitorar se está sendo seguido pela publicidade da concorrência. Se não estiver, essa é a grande chance de usar uma estratégia que eles não usam.
Website: ao visitar o site do concorrente como foi sua experiência? Fácil navegação, bom conteúdo, encontrou tudo o que procurava? Com essas informações, volte ao seu site e execute melhorias, para que seu cliente tenha uma boa experiência ao navegar pelo seu site.