Mídias Sociais: Marketing e Reputação

Apesar do que alguns pessimistas pensavam a 3 ou 4 anos atrás, as mídias sociais são um elemento central do marketing digital. Seja simplesmente para manter presença, criar consciência sobre a marca, utilizando como uma plataforma de mídia social para gestão da reputação online ou simplesmente para mostrar o seu produto, é fato que as mídias sociais oferecem uma série de vantagens.

 

Social Media

 

Simplesmente “fazer mídia social” não é tão simples como a criação de uma página no Facebook ou Twitter para o seu negócio e postar sobre seus produtos. Há muito mais que pode ser feito e há algumas coisas que você realmente deve evitar.

 

Pense em seu público alvo, dependendo do perfil do comprador da sua marca ou produto ele estará em diferentes redes sociais. Descubra em quais canais sociais concentram o seu cliente ideal.

“A dica é conhecer o perfil do seu público, se não desperdiçará tempo e dinheiro atuando nas mídias sociais erradas.  Um exemplo é: se seu negócio dor voltado para a arte, o Pinteret será uma rede social muito indicada, a menos que o perfil do seu público seja uma mulher de 65 anos, que só usa Facebook.”

Para entender melhor o que seu público busca sugerimos fazer um “escuta social”. O Twitter é uma ferramenta incrível para isso. Ao usar alguns aplicativos, você pode monitorar determinadas palavras, frases ou hashtags. Veja o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca, seu concorrente ou apenas um certo hobby. Use esses dados para informar o seu marketing e produtos, dando ao seu público o que eles querem, ao invés dar-lhes o que você acha que eles querem!

 

Qualidade nas Mídias Sociais

 

Quando se pensa em mídias sociais, pensa-se também em conteúdo viral. E o grande erro das marcas é publicar vídeos ou imagens “fofinhas” apenas para ganhar likes e visualizações. Uma publicação precisa ter qualidade e apresentar o valor do seu produto e marca.

As mídias sociais são uma forma de comunicação com quem já é seu cliente e com quem você quer conquistar, por isso seu conteúdo deve buscar engajamento. Seus seguidores devem sentir e entender o valor da informação transmitida, assim de forma espontânea eles irão compartilhar a publicação e seu alcance será maior.

Mas engana-se quem pensa que as mídias sociais são apenas uma ferramenta B2C. LinkedIn é a maior rede de B2B no mundo e ao lado dela, o Twitter tem uma infinidade de usos no contexto B2B. Por isso, a importância de entender com que irá se comunicar.

E tenha em mente que mesmo na era digital, as pessoas querem tratar com pessoas, por isso ao enviar um email, tenha um nome para contato assim como na comunicação via inbox das mídias sociais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *