O LinkedIn completou esta semana 13 anos, e comemora seu aniversário com mais de 25 milhões de usuários apenas no Brasil. Para a festividade preparou uma campanha com seus funcionários e estudantes do Instituto Semear (organização apoiada pela empresa) incentivando-os a contarem suas histórias com a rede utilizando a hashtag #Linkedin13anos.
A campanha acontece dentro da própria rede e do Twitter e já conta com alguns depoimentos.
Mas e você gerencia seu perfil e de sua empresa no LinkedIn?
Ter um gerenciamento de LinkedIn correto pode ser o diferencial para fazer sua empresa se conectar com profissionais e gerar negocios. Esta é uma ferramenta ótima para gerar Leads para a sua empresa, pois possui um potencial enorme e público segmentado.
O LinkedIn é uma rede social usada no mundo todo. Seu foco é o setor corporativo e serve para empresas buscarem profissionais que almejam uma vaga no mercado empresarial ou para profissionais que desejam buscar novos desafios. Ele funciona como muitas outras redes sociais, mas com um diferencial: o usuário cria um perfil, com informações sobre suas qualificações curriculares e suas experiências no mercado de trabalho, adiciona uma foto de perfil e se conecta a outras empresas e usuários, criando uma rede de contatos profissionais. É como um network digital. Soma-se a isso, o fato do perfil poder receber recomendações e avaliações de ex ou atuais colegas e ex-chefes.
O LinkedIn é ideal para se encontrar empregos e oportunidades de negócios, divulgar vagas de trabalho, procurar candidatos em potencial e divulgar uma empresa com nome já consolidado no mercado ou não. Com uma company page da sua empresa, você pode criar anúncios segmentados para membros dessa rede social que constituem o público-alvo adequado, ainda mais se seu produto ou serviço atender a profissionais.
As conexões da rede profissional, normalmente, são pessoas nas quais você confia ou tem interesse em conhecer e, através de um contato de mútua confiança, se conecta. Essa abordagem “gated-access” é utilizada para estabelecer a confiança entre seus usuários e é uma das razões pelas quais o LinkedIn tornou-se a rede social preferida dos profissionais.
Com um bom gerenciamento de LinkedIn se consegue atingir uma comunidade de 43 milhões de profissionais no mundo inteiro. Através do LinkedIn Ads, conforme já mencionamos, é possível elaborar anúncios na rede social muito eficientes, com imagem, texto e vídeos. Nele há a possibilidade de segmentar seu anúncio por categorias como função, setor, região demográfico e tamanho da empresa, direcionar e lançar seu anúncio com pagamentos por cliques ou por impressões, além de permitir que o anunciante obtenha informações sobre aqueles que clicaram em seu LinkedIn Ads, mas tudo mediante aprovação.
Um gerenciamento adequado é tão importante que o próprio LinkedIn anunciou a criação de um aplicativo que permite o gerenciamento de mídias sociais, o Elevate. O seu diferencial são as opções de conteúdos que são disponibilizados no próprio aplicativo que servem para tentar tornar as postagens do LinkedIn mais interessantes e engajadas, tornando a rede social sempre movimentada.
Com estratégias adequadas e uma boa consultoria de redes sociais é possível um gerenciamento de LinkedIn que extraia ao máximo o que a ferramenta tem a oferecer, trabalhando um conteúdo direcionado e permitindo que sua empresa apareça no mercado corporativo com uma forte atuação no LinkedIn.