As Agências de Redes Sociais devem estar preparadas para trabalhar as várias tendências do mercado digital e o comportamento da sociedade. Trabalhar com o público é estar conectado com os assuntos que interessam a eles, que proporcionam engajamento e compartilhamentos. Dos fóruns do 4Chan às páginas do Facebook, alguns tipos de textos, conhecidos como memes, ganharam adeptos, espaço e repercutiram Internet à fora, principalmente no Facebook. Uma das funções de uma Agência de Redes Sociais é a administração do Facebook, rede social mais usada atualmente, para publicação de assuntos de interesse de seu público-alvo, com conteúdo criativo e relevante, utilizando memes e fenômenos da Internet na hora certa e de forma certeira.
Os memes são, sem dúvidas, fenômenos da Internet divulgados pelos usuários em proporções virais. Extraídos dos conceitos da genética, esse tipo de fenômeno caminha junto às pesquisas recentes da Biologia e da Sociologia. O seu nome é um neologismo, sua história é longa e seu impacto no ambiente online é meteórico. Todos os dias, algum texto ou imagem surge na Internet e saúda os navegadores levando diversão ou informações diversas, com aspectos culturais que não podem ser ignorados. Para o marketing digital é o momento de fazer real time marketing, mas como aproveitar esse fenômeno?
Da definição original do pesquisador, biólogo e etólogo Richard Dawkins nos anos 70, em que defendia a tese sobre determinismo genético, os genes são os principais responsáveis por replicarem o conteúdo geracional na evolução dos seres vivos. Ele reconheceu que há outra unidade de replicação, diferente dos genes, responsável pela seleção e transmissão de conteúdos inseridos na cultura. Da raiz grega mimese, surgiu meme, que, logo, contaminou o mundo todo.
No âmbito online, principalmente, quando se discute sobre geração de conteúdo para redes sociais, os memes e virais são fortes aliados, contudo, oferecem riscos quanto ao seu emprego. Eles transmitem uma mensagem, possuem um texto próprio, possuem uma abordagem específica que talvez não dialogue com a persona e a marca de forma eficaz, às vezes deixando um vácuo entre os textos e não conquistando o público. As agências de redes sociais devem estar atentas a essas questões, sabendo utilizar o real time marketing de maneira adequada e assertiva.
Assim como na vida, o conteúdo da Internet vive de ciclos: nasce, cresce, reproduz e morre. Por isso, é necessário fazer curadoria de conteúdo, definir o público-alvo, a persona que irá dialogar diretamente com o público. E assim, como a seleção natural das espécies, o conteúdo deve se adaptar ao meio, e esse processo demanda tempo e criatividade. Analisando com propriedade esses fenômenos digitais, a agência de Redes Sociais, através do serviço de consultoria em redes sociais fará uma boa administração do Facebook de acordo com as necessidades do cliente, apontando a linguagem como deve abordar o público.