Como qualquer bom marketeiro sabe, o conteúdo é (e sempre foi) uma parte importante de uma grande estratégia digital. Porém, na busca para alcançar um resultado muito rápido, e talvez não baseado na realidade, o vínculo do Marketing de Conteúdo com o mundo do marketing tornou-se um fio desgastado que as empresas ainda estão tentando em puxar.
Acredite ou não, algumas empresas estão confusas sobre o marketing de conteúdo e como utiliza-lo em suas estratégias. Com isso em mente, vamos analisar o marketing de conteúdo e sugeri como podemos avançar, aprendendo com os erros do passado ou equívocos.
Erro de Marketing de Conteúdo
Excesso e velocidade são duas palavras que não combinam com o marketing de conteúdo.
Uma das principais interpretações de um artigo sobre o impacto de conteúdo da Schaefer é que, devido ao excesso de conteúdo que nosso público pode consumir, apenas o conteúdo mais caro – ou o material com o maior orçamento promocional – pode chegar ao topo.
Ou seja: você obtém o que você paga. Se você comprar uma TV barata, você não pode ficar chateado quando, depois de 3 anos, a mesma não funcionar mais. Se você economizar com móveis de baixa qualidade, provavelmente ele vai se desgastar rapidamente.
Então se você quer um retorno bom em marketing de conteúdo, é necessário um bom investimento também.
O Marketing de Conteúdo procura envolver e chamar a atenção de um leitor, oferecendo-lhes valor na forma de uma resposta à sua pergunta, ou solução para o seu problema.
Nunca Haverá Conteúdo Excelente o Suficiente
“Conteúdo” não é apenas uma referência a postagens de blog de negócios ou outros materiais de marketing. E-books, filmes, peças de teatro, eventos esportivos, jogos de vídeo-game, programas de TV e revistas são outras formas de conteúdo que nossa sociedade consome em grandes quantidades.
Adivinha? A maioria dos tipos de conteúdo está vivendo um aumento na produção, não uma diminuição.
Aqui está um gráfico que mostra o aumento do número de filmes feitos (por país) nos últimos anos:
E esta é a audiência do Super Bowl, nos Estados Unidos, também por ano:
Como uma sociedade, nós amamos consumir conteúdo, estamos sempre a procura de informações ou querendo se divertir.
Da mesma forma quem existem muitas publicações de blog de baixa qualidade, há também muitos filmes e e-books ruins sendo publicados. É a natureza do conteúdo. Alguns bons, outros ruins e só uma pequena parte é excelente.
A chave é ser excelente é conhecer seu objetivo. Se você está fazendo um filme, tenha como meta ganhar um prêmio no Oscar. E se você está criando conteúdo de marketing, sua meta é conquistar o seu público, e com um conteúdo excelente você chegará ao topo dos resultados de busca.
Marketing de conteúdo em 2017 e além
Nossa dica para a produção de marketing de conteúdo é: não deixe que o medo te faça desistir de expor seus pensamentos, palavras e ideias. Se ele é bem feito – com coração, energia e valor – um bom conteúdo sempre irá atingir suas expectativas.
Independente se são livros, revistas, sites ou blogs, se o seu conteúdo realmente vale a pena ler e é valioso, haverá potenciais clientes dispostos a fazer o investimento necessário para encontrar as respostas que estão procurando.