Por que analisar o Google Analytics

Muitas empresas tentam alterar diversos itens em seu site para obter resultados desejáveis – mudam as cores dos botões, as imagens, o tamanho do texto – mas esquecem de algo que é crucial: medir ou analisar o que acontece depois que cada mudança é realizada, através do Google Analytics.

Em nosso vídeo de marketing digital sobre o assunto, descrevemos as razões para analisar os dados dos relatórios do Google Analytics.

Se você quer melhorar um site e aumentar as vendas, a principal maneira de fazer isso é analisar regularmente esses 5 relatórios do Google Analytics:

  • Relatório de sites de referência

EM determinado ponto, os links eram a meta do marketing digital. E enquanto os links ainda são essenciais, é vital lembrar que cada vez mais, a qualidade é mais importante que a quantidade. Por exemplo, 50 links reais e de alta qualidade, conectados as suas páginas são mais úteis para o seu negócio, do que 500 links vazios e que foram comprados ou trocados.

O problema é que a maioria das empresas não tem ideia de quais tipos de links apontam para seu site (ou eles sabem que têm alguns de baixa qualidade, mas acreditam que não há problema). Para garantir que tudo está certo com o seu site e os sites que direcionam as pessoas para ele,analise o relatório de referência, esta é uma das peças mais produtivas de informação que você pode começar a verificar.

Depois de ter uma sólida compreensão dos links e sites que são mais úteis para o seu negócio, você pode começar a construir o resto da sua estratégia digital a partir destes dados.

  • Relatório de Conteúdo de Engajamento

Não compreender quais tópicos e tipos de conteúdo geram o maior engajamento com o seu público é um problema em potencial na sua estratégia de marketing. É necessário medir – e então combinar – o envolvimento do visitante com seus objetivos gerais, e criar conteúdo de acordo com esses objetivos.

  • Relatório de Landing Pages

Em diversas situações algumas empresas estão utilizando Landing Pages ao invés de direcionar ações para a Home do site. Mas ainda há um atraso na forma como as empresas estão monitorando e medindo as novas páginas de destino que implementaram. Mais especificamente, se você não sabe o quão bem seus esforços de captura de lead estão funcionando, então você não saberá suas taxas de conversão – que é a finalidade da landing page!

  • Relatório de pesquisa do site

Um dos itens menos utilizados dentro o Google Analytics é o relatório de pesquisa do site. Um olhar para o que os visitantes do seu site estão procurando não só irá dizer-lhe quais páginas e conteúdo são mais atraentes, mas também vai mostrar o que confunde seus visitantes e destacar as informações que estão procurando que você não tem .

  • Relatório de desempenho mobile

Atualmente mais pessoas provavelmente visualizam seu site de um dispositivo móvel do que um computador tradicional. Isso não quer dizer que os usuários de desktop ainda não devem ser considerados – eles devem – mas isso significa que o desempenho do mobile deve receber metade do seu esforço e atenção. O Teste Mobile do Google é uma maneira de determinar o desempenho do seu site para quem navegam seu site através de smartphone ou tablet, e também há vários outros relatórios que você pode facilmente extrair e analisar. A revolução móvel não está apenas começando – já aconteceu!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *