Se lembra de como você costumava se sentir no momento em que percebeu que perdeu sua carteira? Sim, nós também. Também me lembro do momento em que, de repente, nossas carteiras eram secundárias. Sem carteira, não há problema … enquanto ainda temos nossos smartphones!
Pense sobre isso. Supondo que sua carteira não contenha milhares de reais, apenas documentos, apesar de irritante, pode ser substituída, certo? Mas quando falamos do seu smartphone, mesmo não sendo o mais caro do mundo, geralmente contém coisas que não podem ser recuperadas, como fotos e arquivos que não estão no backup.
A tecnologia mobile está em toda parte. Smartphones e aplicativos nos envolvem e nos conectam uns aos outros de uma maneira que não tínhamos sequer pensado há 15 anos. Mobile é a sociedade em movimento, dirigindo-se em direção a um futuro em que a tecnologia é um componente totalmente integrado da vida em todo o globo.
Como profissionais do marketing, não há tempo para discutir os prós e contras de um mundo móvel – como dissemos, estamos vivendo isso. Quanto mais rápido você saltar sobre o expresso mobile, mais cedo você será capaz de compreender como o movimento mobile está mudando drasticamente as ações com os clientes.
Porque temos a certeza de uma coisa: se você não é tão mobile como seus clientes, eles não serão seus clientes por muito mais tempo.
O fato de que mais de 30% da população do mundo tem um smartphone é prova suficiente de que o movimento da tecnologia mobile chegou. Junto com esse dispositivo, a criação e uso de aplicativos explodiu, com razão. Jogos e aplicativos nos permitem melhorar nossas vidas – tudo a partir de um dispositivo que temos em nossas mãos.
Uma das estatísticas mais intrigantes que nos deparamos é a média de 4-5 horas que passamos em dispositivos moveis por dia, 80% é gasto em três aplicativos – e um desses é o Chrome. Para nós, isso sugere a importância de uma sólida estratégia de marketing mobile, porque, apesar de todas as aplicações e possibilidades, as pessoas ainda estão navegando – e, portanto, à procura de produtos e serviços – a partir de seus smartphones.
Como um empresário ou comerciante, não deixe que ninguém lhe diga que o marketing mobile não se aplica ao seu setor. Em algum lugar lá fora, alguém está usando seu smartphone para procurar exatamente o que você oferece.
Um dos aspectos mais surpreendentes do movimento da tecnologia mobile é como ele interage e afeta atividades não-tecnológicas. Por exemplo, fazer compras em uma loja, em si, não envolve um dispositivo mobile. No entanto, os nossos dispositivos mobile tornaram-se parte do nosso cotidiano que, naturalmente, nós trazemos para as compras. Quando temos nossos dispositivos conosco enquanto estamos em uma loja, isso significa que temos acesso rápido e fácil a aplicativos e a Internet – que pode realmente nos tornar consumidores mais eficientes!
Como sempre, nós acreditamos em números. 80% dos consumidores usam seus smartphones para fazer compras, uma estatística que definitivamente passa no teste dos nossos olhos (quase todo mundo que vemos nas lojas está usando um smartphone). A estatística mais significativa sugere que 40% dos compradores consultam três ou mais canais antes de efetuar uma compra. Que os consumidores estão ficando mais espertos não é segredo, mas todo o aspecto da pesquisa do consumismo mostra que ele está acontecendo junto ao mobile.
Seus clientes são agora alvos móveis, então é melhor se acostumar com o jogo mobile!
Em 2015, $ 28 bilhões foram gastos por empresas não-tech para adquirir empresas de tecnologia. E se você estiver prestando atenção, você viu aplicativos mobile, como Uber e OfferUp, chegar a US $ 10 bilhões em vendas brutas.
Infográfico: Tecnologia Mobile