Você tem novas companhias para demonstrar seu sentimento no Facebook.
Vamos voltar para outubro, quando o Facebook anunciou que tinha planos para lançar 6 novos emojis para completar o time do botão “like”. Os símbolos propostos – haha, uau, amor, ye, zangado e triste – se posicionaria ao lado do famoso polegar, e daria a oportunidade dos usuário expressarem seus sentimentos sobre os posts, imagens e vídeos.
Com as reações oficialmente nomeadas, o Facebook disse que os emojis passariam por testes na Espanha e na Irlanda. O período experimental chegou ao fim e os novos botões foram liberados para todos os usuários, porém apenas 5 emojis, o pequeno ícone ye mostrou-se confuso e foi retirado da lista após os testes.
O que os novos emojis significam no Facebook?
O Facebook iniciou sua ferramenta social com apenas um botão que traduzia os sentimentos os usuários, o “like”, mas assim como ocorre em outras formas de interação, as pessoas passaram a usar os emojis para expressar suas sensações e opiniões sobre os posts.
Vale dizer aqui, que por dia, ocorrem mais de 4,5 milhões de interações no Facebook. Com isso surgiu a necessidade de novos botões que expressassem os sentimentos dos usuários.
Um bom exemplo para as novas opções de botão é que não podemos usar o “like” para tudo, certo?!
Imagine que seu amigo posta uma foto do seu cão que está doente e o levará para o veterinário para dizer adeus. Você até irá escrever uma ou duas palavras, mas faltava um botão para expressar seu sentimento, não é?
Assim como, quando ocorreu os ataques a Paris, como expressar seu sentimento com as vítimas. O botão “like” já não era capaz de traduzir todos os sentimentos.
Agora com as novas opções, podemos demonstrar através de pequenas imagens nossas reações.
O que significa as reações do Facebook para as marcas?
Para quem atua no cenário do marketing digital ou para os donos de empresas os novos emojis do Facebook causaram um grande impacto. Como analisar e mensurar as novas reações?
Primeiro, nem todos irão usar os novos botões da forma correta, e ainda teremos que identificar quando o usuário for irônico em sua reação. Mas não levará muito tempo para que esses dados sejam analisados de forma correta, será apenas um período de adaptação.
O que sabemos é que agora podemos avaliar com maior propriedade o sentimento de nossos clientes e consumidores. Se por um lado teremos mais dados para analisar, de outros, poderemos ter sensações para concretas de acordo com o conteúdo postado.