Muito mais do que apenas fornecer informações de produtos e serviços aos seus clientes, o seu site é o ponto central da presença digital da sua empresa. Em um mercado tão competitivo como o atual, você não pode-se dar ao luxo de deixar o website da sua empresa estagnado. Ele precisa de vida, respiração e uma constante atualização.
Pense em seu site como o coração do seu negócio: as batidas de suas campanhas de marketing digital são o que bombeia os visitantes, leads e até o mesmo do dinheiro, em todas as áreas de sua empresa. Muito parecido com o corpo humano, a sua empresa não pode sobreviver sem o seu coração e a alma.
No vídeo abaixo mostramos com mais detalhes 7 maneiras de dar vida ao site de sua empresa.
(vídeo em inglês)
1. Descoberta: Entenda o que você precisa
Lembre-se: o seu site não é para você, é para seus clientes. Sim, o site representa sua empresa, e você deve projetar e acentuá-lo para ter o espírito da sua marca, mas ele está destinado a ser utilizado por seus clientes, então eles devem permanecer na vanguarda de sua finalidade.
Antes de construir um site para seus clientes, você primeiro precisa entendê-los e entender as razões pelas quais eles querem usar seus produtos ou serviços. Aqui sugerimos a criação de personas, que nada mais é do ue a elaboração do perfil dos clientes que definem os grupos de sua base de consumidores.
2. Orçamento – Pense como um investimento e não custo
A questão do orçamento é sempre um problema, não é? Um lado que pagar o mínimo possível e o outro quer cobrar o quanto puder. E nem sempre os dois lados chegam a um acordo. Pagar o mínimo possível, nem sempre é a solução, mas pagar o valor mais alto também. Pense na importância do site e no valor agregado do produto. Não pense sobre o custo, mas sim no investimento a longo prazo que está fazendo.
3. Planejamento – Isso é crucial para o seu negócio
Provavelmente já dissemos isso antes, mas vamos falar novamente. Só porque sua empresa tem um website não quer dizer que os clientes virão. Um site onde só você e seus funcionários acessam, não faz sentido algum. Por isso, é preciso planejar que tipo de ação terá para atrair os visitantes para seu website. Que tipo de publicidade digital irá usar, SEO, PPC, Redes Sociais? Pense, é preciso ter uma estratégia.
4. Design e Construção do Site
Depois de concluir os 3 primeiros passos, chegou a o momento de pensar na “cara” que deseja para seu site, assim como o formato e funcionalidades. Converse com profissionais, eles terão as dicas e soluções adequadas para o desenvolvimento do website.
5. Testar e Solucionar as possíveis falhas
Na afobação de colocar um website no ar, muitas empresas deixam de lado o teste de qualidade. Faça sempre alguns testes básicos e corrija o que for necessário. Teste funcionalidade do design responsivo, ortografia e gramática do conteúdo estático, verifique os hiperlinks e, em geral, pense na experiência do usuário.
6. Pré e Pós atividades de lançamento
Não lance o site e fique esperando ver o que pode acontecer. Divulgue a novidade. Promova seus site através das mídias sociais e pense em uma ação de email marketing.
7. Analise e melhore
Seu site não é algo para você apenas deixar “no ar”. Um vez que seu website está ativo, ele gerará uma oceano de informações. Não precisa ser uma tarefa diária, mas no mínimo uma atividade mensal. Analise os resultados do site, número de visitas, páginas de maior acesso e o caminho que os visitantes fazem em seu site, assim como o tempo de acesso. Com essa análise você poderá melhorar o desempenho da sua empresa na internet.
Se você quiser mais informações sobre como desenvolver um website de sucesso ou uma avaliação de como o seu site atual está hoje, entre em contato com nossa equipe!